segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

COMO APROVEITAR MELHOR O INTERCÂMBIO

 O intercâmbio pode ser uma grande oportunidade para aprender uma língua, vivenciar uma cultura diferente e fazer novas amizades. Aqui vão algumas dicas para você aproveitar melhor o Intercâmbio! 

                     

Entre no clima



   Antes de viajar você já pode vivenciar um pouco do lugar. Como? Ouça a rádio que eles ouvem, por exemplo. Baixe o aplicativo TUNEIN e procure por localização. Procure no youtube vídeos sobre a cidade, siga no facebook os lugares que você quer visitar, etc... Se tiver algum evento legal você vai ser um dos primeiros a saber e pode comprar os tickets no Brasil.

  Onde os nativos vão



   O que os nativos da cidade fazem? Qual é o passatempo deles? O que eles comem? Você deve tentar frequentar esses lugares para conhecer melhor sobre os cidadãos. Almoçar num restaurante italiano em Londres é legal mas você vai aproveitar muito mais se for num autêntico pub inglês, certo?!?!


   Mais que brasileiros 



   Saia com seus amigos brasileiros mas tome cuidado para não acabar se acomodando e passar sua estadia só falando português e comendo feijoada. 

   Estude a escola



   Pesquise sobre a escola. Às vezes o próprio governo tem uma lista das escolas recomendadas por ele. Procure depoimentos sobre a instituição, certificados, localização, etc...Se você quer receber um diploma ou certificado no final do curso é bom pesquisar em quais instituições ele é reconhecido e o tempo de validade. Nem sempre a melhor escola é aquela que vem no pacote do intercâmbio. 

   Estadia



   Muitas vezes a própria escola indica um lugar para o estudante. Geralmente você pode optar por ficar num quarto de estudante ou num Homestay que é casa de família. Verifique se inclui alimentação e quantas refeições são. Pense também em que período do dia ficará fora da casa para saber quantas refeições valem à pena incluir no pacote. A família recebe dinheiro pela sua estadia, mas você deve tentar respeitar a rotina e os horários da casa. Se você tiver algum problema mais sério, a agência ou a escola que te indicou o Homestay deve ser contatada e você pode tentar mudar de local. 

   Seja Voluntário



   Voluntariando você vai conhecer gente nova, praticar a língua e ainda fazer uma boa ação. A maioria dos voluntários são residentes. No Canadá quando os alunos estão terminando o Ensino Médio e a Faculdade eles devem ter um mínimo de horas como voluntário.